quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estranhamente belo


Hoje fui ao museu de Ciências morfológicas da UFMG, Antes de conhecer o museu, ouve uma palestra como introdução à visita, palestra essa feita por uma bióloga. O que mais me intrigou foi o tom de filosofia da palestra. Todos acharam fascinante e tremendamente interessante, eu já achei um completo clichê e um tanto apelativo. De qualquer maneira, o objetivo da palestra era demonstrar o algo além dos objetos expostos, o sentimento, a vida que tem atrás de cada peça, peças de mortos. Objetivo atingido, então pouco importa o que eu realmente achei do modo como a palestra foi construída.
As peças em si principalmente as de fetos, Foram as que mais me impressionaram, além do fígado, que é muito maior do que eu poderia imaginar. Mas o que mais me "inquietou" de tudo isso foi uma fala da palestrante: "Arte é belo não é?" e um coro em resposta: "Sim!" Porém apesar de ter me contido, não concordo. Arte não é necessariamente belo, arte também causa repúdio, causa medo, inquietação, causa centenas de sentimentos e sensações que não nos levam a beleza em si. Arte, para mim, é para tocar, mexer com o espectador, mesmo que isso cause estranhamento. Assim como cada órgão humano, cada tecido, músculo e osso que vi hoje. Tem algo mais artístico, mais assustador e tamanhamente encantador e surpreendente quanto o corpo humano? Pode até existir, mas isso não tira toda a perfeição deste objeto de arte. É uma célula que serve para isso, um ribossomo que leva a mensagem é um lipídio que serve para aquilo, uma glândula para produzir determinado hormônio que te faz sentir de determinada maneira. É como um quebra cabeça, tudo tem lugar certo. Não há outro encaixe, outra maneira. O corpo humano é a maior prova de que arte não tem que ser necessariamente belo (digo isso pensando em quem não vê a beleza do corpo e organismo humano) e de que a beleza é algo muito mais subjetivo. Era isso que eu queria ter dito. Há muito mais beleza em cada um de nós do qualquer objeto tradicionalmente chamado de objeto de arte.

Um comentário:

  1. Concordo com você.
    Arte é pra gerar impacto! Seja por beleza, feiúra... seja clara ou intrigante...

    Talvez ela quis dizer que "belo é valorizar a arte".

    Abraços.

    ResponderExcluir